A atuação da AEB

De forma generalista, a AEB está presente em toda cadeia de Comércio Exterior e para proporcionar o crescimento saudável do setor seus núcleos de atuação somam forças. Dentre as principais atividades temos:

Câmara de Logística Integrada da AEB – CLI

A CLI foi criada em 16 de novembro de 2000, mediante protocolo firmado pelo Presidente da AEB, Benedicto Fonseca Moreira, e o então Secretário-Executivo da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), Roberto Giannetti da Fonseca, visando ao aprimoramento contínuo da logística como item determinante da competitividade dos produtos nacionais frente ao comércio internacional.

As adesões da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em 2009, visaram a maior integração entre as ações públicas e privadas rumo à excelência logística para o nosso comércio exterior.

Pelo menos uma vez por mês a CLI se reúne para acompanhar e avaliar as questões relativas à logística, no intuito de serem alcançados resultados positivos que reduzam as barreiras existentes nos fluxos de produtos e serviços. Busca-se priorizar o tema dos corredores de exportação e a integração dos modais existentes em cada área estudada.

A CLI também é responsável pela coordenação dos representantes indicados pela AEB no bloco de usuários exportadores/importadores do Conselho de Autoridades Portuárias (CAP), constituídos em cada porto público. Esse trabalho objetiva valorizar a participação nos CAPs, gerando fluxos de informações que permitem acompanhar questões prioritárias e atinentes ao desempenho de cada gestão portuária.

Câmara de Mediação de Conflitos em Comércio Exterior da AEB – CAAEB

A AEB, atenta ao esforço do Poder Judiciário na busca da pacificação social de controvérsias judiciais e objetivando dar destaque às demandas privadas na área do comércio exterior brasileiro, alinha-se ao Conselho Nacional de Justiça no sentido de minimizar enfrentamentos judiciais, bem como reduzir os custos financeiros, temporais e emocionais que estes acarretam às partes envolvidas nos conflitos.

Inaugura-se assim, a Câmara AEB de Mediação de Conflitos, especializada na resolução de litígios extrajudiciais e judiciais na área de comércio internacional, com sede organizada no âmbito da entidade e com corpo técnico de Mediadores especializados na área do comércio exterior brasileiro.

A Câmara de Mediação de Conflitos tem a finalidade específica de assessoramento a associados, e também não associados, na busca de soluções de controvérsias, por meio de métodos autocompositivos, na forma que dispõe a legislação brasileira, além da responsabilidade na gestão de cursos de capacitação em mediação para profissionais da área de comércio exterior, de aprimoramento de conhecimento em comércio exterior para mediadores já capacitados e de mediação em comércio exterior para profissionais de outras áreas.

Encontro Nacional de Comércio Exterior – Enaex

Chega em 2021 à edição de número 40, tradicional, maior e mais importante de evento de Comércio Exterior do Brasil, o Enaex ao longo do tempo reúne líderes de estado, autoridades e o corpo empresarial brasileiro à mesa para debate, com o propósito principal de desenvolver o setor de forma sustentável.

Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços – Enaserv

Ainda com intuito de debater o Comércio Exterior brasileiro mas tendo os serviços como ponto focal, o Enaserv foi criado em parceria com o Ministério da Economia (antigo MDIC). Assim como o Enaex, o encontro é realizado anualmente com presença de especialistas e players do Comércio Internacional.

Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior – Emex

No ano de 2021, mais uma vez de forma pioneira, a AEB em parceria com o Hub Mulheres no Comex traz à vida o primeiro encontro do setor protagonizado por figuras femininas. A entidade acredita na representatividade como catalizador da atuação de mulheres no Comércio Exterior e o sucesso do evento confirma sua diretriz.