Abraão Miguel Árabe Neto foi o convidado da última Reunião de Diretoria da AEB
19/04/2018
 

Tendo como convidado especial o Secretário de Comércio Exterior do MDIC, ABRÃO MIGUEL ÁRABE NETO, realizou-se, nesta quarta-feira, 18 de abril, reunião conjunta da Diretoria, Conselhos de Administração e Técnico da AEB, no auditório da CNC, no Rio.

Em rápida apresentação, a reunião ainda teve a presença do Embaixador da Argentina no Brasil, Sr. Carlos Magarinõs, e do Vice-presidente da CNC, Darci Piana, que participaram de outro evento na Confederação, no qual também esteve presente o Presidente da AEB, José Augusto de Castro. O evento teve público de uma centena de pessoas, entre dirigentes, conselheiros da AEB, associados e demais convidados.

O Presidente da AEB dedicou a primeira parte do encontro aos assuntos constantes da pauta, a saber: proposta de ação judicial, até 30 de abril de 2018, para interrupção do prazo prescricional em processo de suposta manipulação cambial aberto pelo CADE; apreciação sobre a repercussão, amplamente favorável, do Workshop “Defesa Comercial e Interesse Público” realizado, em 05 de abril; informe sobre o 9º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços – ENASERV, realizado em 10 de abril, em São Paulo, com 800 inscrições, superando a média de 550 dos eventos anteriores, demonstrando o crescente interesse pelo comércio externo de serviços; informe sobre a realização do ENAEX 2018, a acontecer nos dias 15 e 16 de agosto; chamamento à realização da AGO de 2018, agendada para 17 de outubro, quando será eleito o novo Presidente para o período out/2018 - out/2021, com Castro tendo estimulando os interessados em participar de chapa(s) a apresentarem suas postulações ao pleito. José Augusto também confirmou a realização de dois encontros (iniciativa conjunta da AEB/FIESP) para debater propostas para o Comércio Exterior a serem entregues aos candidatos às eleições presidenciais de outubro de 2018.

No Rio, o encontro dar-se-á em 24 de maio, e, em São Paulo em data a ser fixada. Na segunda parte do encontro ABRÃO MIGUEL ÁRABE NETO proferiu palestra sobre as “Perspectivas do comércio exterior brasileiro e mundial”, cuja apresentação encontra-se disponível abaixo.