Tel.: 55-21-2544-0048 - Fax: 55-21-2544-0577 - E-mail: aebbras@aeb.org.br
Página Inicial
 
 
área do associado
E-mail 
Senha 
Acessar   |    Recuperar Senha  
 
 

10/08/2018 - AEB
AEB PESQUISA - Instrumentos financeiros de apoio às exportações de serviços



AEB PESQUISA

Instrumentos financeiros de apoio às exportações de serviços

 

 

Prezadas e prezados, 

Há algum tempo a AEB defende, junto a órgãos de Governo, ações voltadas à facilitação de acesso das MPME ao financiamento de exportações, com alguns passos já tendo sido dados nesta direção.

Contudo, faltam ações mais efetivas quanto ao suporte de créditos e de garantias às operações do segmento, sobretudo quando se trata de exportações de serviços, campo em que, normalmente, as barreiras ultrapassam aquelas impostas ao comércio de bens.  

A atual ação estratégica do BNDES, voltada às MPME, é aderente aos propósitos da AEB de que se façam viáveis, de modo efetivo, direto, simplificado e desburocratizado,  financiamentos e garantias, não importando se de baixos valores, para a produção e a exportação de serviços.

O objetivo do BNDES é reestruturar modalidades de financiamentos e de concessão de garantias já existentes e/ou criar novas modalidades, especificamente destinadas a ampliar às exportações de serviços, seja amparando as operações das empresas que já exportam, seja apoiando as que desejam se iniciar na exportação de serviços de qualquer natureza.

Por isso, a AEB reitera a manifestação de apoio à pesquisa que o BNDES está realizando, como referido no AEB PESQUISA, de 20 de julho último, solicitando àqueles que compõem o público alvo da pesquisa e aos demais que queiram com ela contribuir, que o façam, acessando https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdNCG-9_vdfhqwhflVonH9dtxtUoLl6illxGyxx-IV9sQOiPA/viewform?c=0&w=1. Mesmo que tenham dúvida sobre futuro enquadramento de determinado serviço, pedimos que o faça constar em suas respostas, para devida avaliação do banco.

Respostas à enquete deverão ser enviadas, via eletrônica, até o dia 24 de agosto, e terão garantido seu uso sigiloso e restrito pelo BNDES, apenas para fins de estruturação de financiamentos e garantias às operações das empresas, sendo imprescindíveis a que se cataloguem informações de mercado quanto às facilidades e/ou dificuldades com as quais as empresas se defrontam, considerados serviços de quaisquer espécies, já exportados ou com perspectivas de exportação, assim como sobre prováveis países importadores.

Esclarecimentos adicionais a respeito podem ser obtidos via e-mails tiago.ferreira@bndes.gov.br , Maria Cristina mcsbf@bndes.gov.br e Wagner de Medeiros financiamento@aeb.org.br 

Encarecemos seu empenho em participar da pesquisa e antecipamos agradecimentos por sua colaboração.  


Atenciosamente,


Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB

 



AEB
Associação de Comércio Exterior do Brasil

55 21 2544-0180
aebbras@aeb.org.br
aeb.org.br


Outros Artigos de Publicações Diversas
 
MDIC/SECEX
Balança Comercial Brasileira
A Balança Comercial Brasileira consolida os dados de exportação e importação por produtos, países, blocos, estado produtor, portos, via de transporte. É uma publicação da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento. Indústria e Comércio Exterior.
 
FUNCEX - Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior
Revista Brasileira de Comércio Exterior
A RBCE tem foco editorial nos principais temas do comércio exterior, como avaliações sobre políticas adotadas pelo Brasil e principais players globais, para tanto acompanha os acordos internacionais, divulga estudos e pesquisas, apresenta depoimentos empresariais, resenhas bibliográficas e artigos inéditos em economia e negócios internacionais.
 
04/12/2015 - FUNCEX/CNI
Coeficientes de Abertura Comercial - Jul/Set 2015
Para o cálculo dos coeficientes de abertura comercial a preços constantes, parte-se dos valores reais das exportações, das importações e da produção industrial, isto é, retira-se dos valores nominais dessas variáveis os efeitos de mudanças nos preços. Com esta análise, busca-se minimizar o efeito da taxa de câmbio nominal sobre o valor das exportações e importações quando medido em moeda doméstica e, consequentemente, sobre a evolução dos coeficientes.

ver todas
 
voltar     |     topo     |     imprimir
Av. General Justo, 335, 5º andar – Centro
20021-130 – Rio de Janeiro – RJ
Tel.: 55-21-2544-0048/2544-0180/2544-0313/2544-0434
Fax: 55-21-2544-0577
E-mail: aebbras@aeb.org.br
  Copyright © 2011 - Associação de Comércio Exterior do Brasil - AEB